quarta-feira, 12 de abril de 2017

Frutas frescas previnem diabetes e suas complicações.


Frutas frescas protegem contra diabetes e suas complicações

Benefícios confirmados em um grande estudo chinês 

Pontos de ação:

Maior consumo de frutas frescas foi associado em uma relação dose-resposta com menor risco de diabetes e complicações vasculares diabéticas, em um grande estudo epidemiológico entre chineses adultos. 

Note que, enquanto o estudo encontrou uma em geral fraca associação inversa entre o consumo de frutas com o açúcar no sangue, pacientes chineses com diabetes tendem a evitar comer frutas frescas por causa de uma crença errônea de que qualquer alimento com sabor doce aumentará suas taxas de açúcar no sangue.

Comer frutas frescas todos os dias foi ligado a um menor risco de diabetes e de complicações vasculares relacionadas ao diabetes em um estudo epidemiológico chinês que incluiu cerca de meio milhão de pessoas.

Entre os indivíduos sem diabetes no início do estudo, o consumo diário de frutas foi associado com 12% menor risco para desenvolver diabetes em comparação com os que nunca ou raramente comem frutas frescas (hazard ratio 0.88; 95% ci 0.83-0.93; p <0.001), o que corresponde a uma diferença de 0.2 pontos percentuais em 5 anos de risco absoluto, disse uma pesquisadora da equipe de pesquisa liderada por Huaidong du, MD, PhD,  da Universidade de Oxford na Inglaterra. 

O estudo encontrou uma relação dose-resposta entre o consumo de frutas frescas e o risco de diabetes, sendo que cada porção diária de frutas consumidas foi ligado a uma redução de 12% do risco (HR 0.88; 95% CI 0.81-0.95; p = 0.01 para tendência). Essa associação não foi significativamente modificada por sexo, idade, região, estação do ano, ou uma série de outros fatores, incluindo tabagismo, o consumo de álcool, atividade física, IMC e a história da familiar de diabetes, Du e colegas relataram on-line na revista PLoS Medicine.

Entre os indivíduos com diabetes no início do estudo, comer 100 gramas por dia de frutas frescas foi associado com menor risco de todas as causas de mortalidade (HR 0.83; 95% CI 0.74-0.93), complicações microvasculares (HR 0.72; 95% CI 0.61-0.87), e complicações macrovasculares (HR 0.87; 95% CI 0.82-0.93) (p <0.001 para tendência), foi encontrado no estudo.

"Para nosso conhecimento, este é o primeiro grande estudo prospectivo demonstrando associações similares inversas entre o consumo de frutas com ambas incidência de diabetes e complicações diabéticas. Estes resultados sugerem que um maior consumo de frutas frescas é potencialmente benéfico para prevenção primária e secundária da diabetes,"  escreveram Du e colegas.

Estudos anteriores entre ingestão de frutas e o risco de diabetes "foram realizados principalmente entre populações ocidentais e tendem a combinar frutas frescas com frutas processadas (às vezes, incluindo também suco de fruta), em contraste com o foco apenas em frutas frescas, como em nosso estudo. Isto pode, em parte, explicar a associação linear muito mais forte observada em nosso estudo. além disso, a associação mais forte observada no estudo também pode ser devido a um consumo muito baixo de frutas entre o povo chinês ..." eles acrescentaram.

Pacientes chineses com diabetes tendem a evitar comer frutas frescas por causa de uma crença errônea de que qualquer alimento de sabor doce aumentará suas taxas de açúcar no sangue, disseram Du e colegas. No entanto, o estudo encontrou um geral fraca associação inversa do consumo de frutas com açúcar no sangue e a glicose no sangue foi ligeiramente inferior em média entre os consumidores diários versus não consumidores.

Para médicos, o estudo "reforça o poder de nutrição," disse Lauri Wright, PhD, da Universidade do Sul da Flórida em Tampa, em um e-mail para medpage hoje. Wright, que não foi envolvida no estudo, é um porta-voz a Academia de Nutrição e Dietética. "isto pode ser muito motivador para pacientes com diabetes ou em risco de diabetes saber que apenas 1-3 porções de frutas cada dia pode diminuir o risco de desenvolver diabetes ou de complicações de diabetes que ameaçam a vida," ela disse. "um ótimo exemplo de alimentos como tratamento!"

Entre 2004 e 2008 os investigadores recrutaram aproximadamente 510,000 adultos com idades entre 30-79 para inclusão no estudo China Kadoorie Biobank . Durante cerca de 7 anos de acompanhamento, 9,504 novos casos de diabetes foram registrados entre os mais de 480,000 participantes sem diabetes. Entre os cerca de 30,000 pessoas com diabetes no início do estudo, 3,389 mortes, 9,746 casos de doença macrovascular, e 1,345 casos de doença microvascular foram registrados. Os investigadores utilizaram análise de regressão de Cox para explorar conexões entre estes resultados e o auto-relatatado consumo de frutas.

Quanto aos possíveis mecanismos subjacentes aos resultados do estudo, os açúcares naturais das frutas podem não ser metabolizados da mesma forma que os açúcares refinados,  disseram Du e colegas.

Além disso, fruta é uma boa fonte de fibra dietética, minerais, e antioxidantes, "que podem trabalhar sinergicamente para conferir vários benefícios no metabolismo - incluindo anti-oxidante, anti-inflamatórios, anti-proliferativa, anti-agregante plaquetária, anti-hipertensivos, anti-dislipidêmico, anti-hyperglicêmico, e efeitos anti-aterogênicos - e modulação da composição e atividade metabólica da microbiota intestinal, o que poderia reduzir o risco de diabetes, bem como o de complicações vasculares entre aqueles que já desenvolveram diabetes," os autores sugeriram.

Limitações do estudo incluem que o seu questionário de dieta não foi validado contra outro método de referência, e que não distinguem entre os diferentes tipos de frutas que os participantes consumiram.
page1image82880

PLOS Medicine | https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1002279 April 11, 2017 1 / 19 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.