sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Seus Amigos Estão Te Deixando Gordo?


As pessoas que comem conosco tem uma influencia poderosa, embora sutil, sobre nossos hábitos alimentares, podendo nos levar a comer demais ou erroneamente, especialmente se estão se esforçando a serem agradáveis ou causar uma boa impressão. Quantas vezes você já foi visitar um amigo e lhe oferecem guloseimas e insistem que você as coma?

No estudo publicado no jornal Plos One deste mês, pesquisadores holandeses convidaram 70 pares de mulheres para o jantar. As mulheres tendiam a comer pedaço do mesmo tamanho e no mesmo ritmo que as outras, num ato chamado com espelho-reflexo. Este ato era três vezes mais frequente no inicio da refeição do que ao final da mesma. Este trabalho sugere que as pessoas tendem a ajustar sua ingesta alimentar com a de seus pares e tendem a comer mais em conjunto do que sozinhos.

Foi também detectado que as pessoas que tem o perfil dócil com necessidade de agradar os outros têm maior ingesta alimentar, pois recusam menos comida quando lhes é oferecida. Esta mimica é uma tentativa de se integrar como outras pessoas e por isso pode ocorrer com maior frequência entre familiares do que entre estranhos. Pessoas que tem amigos ou familiares com sobrepeso ou obesidade tem maior probabilidade de também apresentarem problemas com peso.

É importante sabermos deste efeito, pois teremos consciência da situação e poderemos fazer escolhas mais saudáveis durante a alimentação, não nos deixando influenciar por terceiros. Se você suspeita que possa ser um individuo que tenta agradar a todo custo as outras pessoas, você deve tomar cuidado com a ingesta alimentar durante a confraternização com colegas e no seu dia- a-dia. 


Um comentário:

  1. A maioria dos meus só me convidam para comer ou pra eu cozinhar...rs

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem.