terça-feira, 5 de julho de 2011

Manejo da Raiva: 10 maneiras de controlar seu temperamento

Encontrei estas dicas no site da Mayo Clinic. Vejo diariamente meus pacientes com descontrole glicêmico por problemas cotidianos mal resolvidos. Afinal, todos temos stress e frustrações diárias com pequenas coisas que vão se somando até explodirmos. E a glicemia parece uma montanha russa!
São dicas consagradas, mas vale a pena lembrar.
Você já se pegou espumando quando alguém te corta no transito? Sua pressão arterial sobe às alturas quando seu filho se recusa à cooperar? A raiva é um sentimento normal e até mesmo sadio, mas é importante lidar com ele de forma positiva. A raiva desmedida pode prejudicar sua saúde ( e descontrolar seu diabetes ) e seus relacionamentos. 
Vamos dar 10 dicas para controlar sua ira.

N°1: Dê um Tempo - Contar até 10 não é só para crianças. Antes de reagir à uma situação tensa, respire fundo e conte até 10. Acalmar-se ajuda controlar seu temperamento. Se necessário afaste-se da pessoa ou situação até sua frustração diminuir um pouco.
N°2: Assim que se Acalmar, Expresse seu Desapontamento - Quando começar a pensar claramente, expresse sua frustração de forma assertiva, sem confronto direto. Relate suas preocupações e necessidades clara e diretamente, sem ferir o outro ou tentar controlá-los.
N°3: Faça Exercício Atividade física descarrega as emoções, principalmente se você está aponto de explodir. Se sua raiva está aumentando, uma caminhada ou corrida bloqueia este fenômeno. A atividade física estimula várias substâncias químicas que causam felicidade e bem estar, deixando-o mais relaxado do antes da atividade. 
N4°: Pense antes de Falar - No calor do momento você pode falar algo que se arrependerá depois. Dê um tempo para reorganizar seu pensamento antes de se manifestar e permita aos outros envolvidos na situação fazerem o mesmo. 
N°5: Identifique as Soluções Possíveis - Em vez de focar na situação que o deixou bravo, foque em resolver o problema. O quarto bagunçado dos seus filhos te deixa louco? Feche a porta. Seu parceiro(a) atrasa para o jantar toda noite? Marque o jantar para mais tarde ou concorde em comer sozinho algumas noite. Lembre-se que a raiva não resolverá o problema, pode até piorá-lo.
N6: Fale em Primeira Pessoa - Para evitar crítica ou tentar achar o culpado, o quê pode aumentar a tensão, fale em primeira pessoa para descrever o problema. Seja respeitoso e específico. Por exemplo, diga - "Estou triste porque você saiu da mesa sem se oferecer para lavar a louça.", ao invés de -"Você nunca ajuda na casa !"
N7°: Não Guarde Rancor - Perdão é um instrumento poderoso. Se você permitir que a raiva e outros sentimentos negativos ocuparem o lugar de sentimentos positivos, você pode acabar se tornando uma pessoa amarga ou sentir-se um eterno injustiçado. Porém, se você conseguir perdoar alguém que te magoou, ambos podem aprender com a situação. Não devemos esperar que as pessoas ajam conforme esperamos o tempo todo. 
N°8: Use o Humor para Diminuir a Tensão - O humor diminui a tensão. No entanto, não seja sarcástico. Pode piorar a situação e magoar alguém.
N°9: Pratique Relaxamento - Quando a raiva vier, use técnicas de relaxamento. Pratique exercícios de respiração profunda, imagine cenários acolhedores, ou repita frases calmantes como por exemplo - "Acalme-se.". Você pode também ouvir música, escrever algo ou fazer ioga. Tudo que te trouxer sensação de alívio. 
N°10: Descubra Quando necessita Procurar Ajuda - Aprender a controlar a raiva é um desafio para qualquer pessoa. Considere procurar ajuda se perceber se sua raiva está fora do controle,  se faz coisas que depois se arrepende ou magoa pessoas a sua volta. 
Você pode aprender a identificar fatores que desencadeiam sua raiva, reconhecer sinais que você está saindo dos limites e aprender a responder à raiva e frustração de forma sadia e controlada. Explore sentimentos desencadeantes como depressão e tristeza. E seja feliz !

Tradução e comentários: Dra Bibiana Colenci

4 comentários:

  1. Querida doutora.
    Tenho um filho diabetico ,que estou passando esta montanha russa com ele.
    O Dani tem diabetes desde os 1 ano e 5 meses.
    Faço Contagem de Carboidrato e agora ele esta usando Levemir,17u as 9;00h e 9u as 21:00h,em minha opinião acho muito para fazer a contagem ele pesa 24q e 700g .tenho curiosidade em outro diagnostico o que a senhora acha.fiz eames atualmente e ele não tem nenhum problema de saude so emoglobina com 9%.
    Me perdoe se estou sendo icoveniente.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. ola Vania
    A contagem de carboidratos é um otima opção , mas deve ser realizada com uma insulina ultra-rapida, e a levemir ficaria para fazer a basal.
    Tem que ver se seu filho faz a dieta corretamente, se faz atividade fisica. Como ele é muito pequeno, depende de voce a aplicação.
    Sugiro que voce entre no nosso bate bapo qu acontece no facebok : GRUPO BATE-PAPO DIABETES.
    la voce encorará o apoio que necessita. Há outras maes e muita informação .Criei o grupo justamente para isso: dar apoio e tirar duvidas.
    Te vejo lá !
    bjs
    Bibiana

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Drª. Bibiana, Sou diabetico desde 1992 tipo 1 uso levemir e novo rapid, estou no brasil á cerca de 4 anos, sou portugues e vivi em portugal até aos meus 8 anos e daí fui para Alemanha onde vivi 35 anos, estou com dificuldades de me habituar aqui no brasil, e o meu problema é encontrar um especialista em diabetes.
    Gostaria de trocar informações com a Drª para aprender como aqui no brasil é a contagem, pois já visitei vários médicos e cada um fala uma coisa que me deixa com muitas dúvidas em quem posso confiar...

    Fico no aguardo de uma resposta meu mail é presidente@downbrasil.org
    Att.
    Fernando Baptista

    ResponderExcluir
  4. Não sou diabética, mas tenho problemas com meu temperamento extremamento colérico e impulsivo. Ajuda gratuita pelo SUS, acaba ficando fora de questão, pois a demanda é grande e os profissionais são poucos. Os poucos acabam se envolvendo em casos mais urgentes. Quero saber se haveria uma maneira de conseguir controlar esse temperamento, em casa. Contar até 10, pensar em outras coisas, mentalizar e respirar, não resolvem, pois não dá tempo. O coração dispara, começo a tremer e perco totalmente a noção. Nunca agredi alguém fisicamente, mas cheguei muito perto disso. Preciso de ajuda. Por favor.

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem.